10.11.07

No intuito de trabalhar alguns conceitos, tais como: cultura popular, imigração, cultura açoriana, preconceito linguístico e estrutura da narrativa, os professores Aldonei (História) e Rosinete (Português), desenvolveram um projeto na SI com as turmas 61 e 62 com os seguintes objetivos:

*Conhecer o processo histórico de imigração dos açorianos para o litoral catarinense a partir do século XVIII;
*Conhecer o processo de estabelecimento dos açorianos em Nossa Senhora do Desterro/Florianópolis;
*Conhecer as principais características e elementos da cultura de base açoriana em Florianópolis; *Debater o preconceito linguístico a partir do falar popular dos habitantes descendentes de açorianos em Florianópolis;
*Analisar a estrutura da narrativa a partir da obra de Franklin Cascaes.

Tudo teve início na sala de aula através de estudos de mapas e textos. Na Sala Informatizada, continuaram a pesquisa utilizando a Internet. Como finalização dos trabalhos, os alunos produziram, no PowerPoint, textos que falam sobre o processo histórico da imigração dos açorianos para o Litoral Catarinenese a partir do século XVIII e as localidades de Florianópolis onde os açorianos se estabeleceram, como também citam Franklin Cascaes fazendo a releitura de um de seus contos.


2 comentários:

Anônimo disse...

O blog está muito legal.
A internet é bem isso, rica em interatividade quando a navegação é um processo que estabele a comunicação entre as experiências e conceitos que deseja-se partilhar.
beijo

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.