10.11.07

No intuito de trabalhar alguns conceitos, tais como: cultura popular, imigração, cultura açoriana, preconceito linguístico e estrutura da narrativa, os professores Aldonei (História) e Rosinete (Português), desenvolveram um projeto na SI com as turmas 61 e 62 com os seguintes objetivos:

*Conhecer o processo histórico de imigração dos açorianos para o litoral catarinense a partir do século XVIII;
*Conhecer o processo de estabelecimento dos açorianos em Nossa Senhora do Desterro/Florianópolis;
*Conhecer as principais características e elementos da cultura de base açoriana em Florianópolis; *Debater o preconceito linguístico a partir do falar popular dos habitantes descendentes de açorianos em Florianópolis;
*Analisar a estrutura da narrativa a partir da obra de Franklin Cascaes.

Tudo teve início na sala de aula através de estudos de mapas e textos. Na Sala Informatizada, continuaram a pesquisa utilizando a Internet. Como finalização dos trabalhos, os alunos produziram, no PowerPoint, textos que falam sobre o processo histórico da imigração dos açorianos para o Litoral Catarinenese a partir do século XVIII e as localidades de Florianópolis onde os açorianos se estabeleceram, como também citam Franklin Cascaes fazendo a releitura de um de seus contos.


9.11.07

O projeto "plantas que compõem uma horta" foi desenvolvido pela turma 32 da professora Miriam, com os seguintes objetivos:
* Explorar e estimula as relações em grupo;
* Proporcionar às crianças oportunidades de serem criativas;
* Despertar em cada criança o gosto pela pesquisa;
* Oportunizar o acesso a novos conhecimentos.
As crianças pesquisaram na Internet sobre as plantas que compõem uma horta, na sala de aula aconteceu a seleção das plantas a serem utilizadas. Cada grupo de alunos ficou responsável por uma planta. Na SI, deram continuidade a pesquisa, desta vez em grupo. Cada grupo buscou informações e imagens sobre uma determinada planta, elaborando um texto. Na sala de aula, foi confeccionado o "caderno de plantas da horta".


Através da exploração do site www.rachacuca.com.br, as turmas 71, 72 e 73 juntamente com o professor de Matemática (Mauri), estão desenvolvendo um trabalho que tem os seguintes objetivos:

Calculadora Quebrada:

1) Chegar aos números que cada nível está propondo no tempo estabelecido, a partir dos dados apresentados em cada nível (nível-1 ao nível-6) na calculadora “quebrada” com suas respectivas funções.
2) Fazer quantas vezes for necessário em cada nível até chegar a solução.
3) Apresentar a solução escrita de cada nível para o professor, após resolver todos os níveis.

Jarros:

1) Juntar em um único jarro a quantidade de água em litros que cada nível propõe.
2) Resolver todos os problemas do nível 1 ao nível 6.
3) Apresentar a solução escrita em cada nível para entregar ao professor.

Obs: Se houver tempo nas aulas previstas, os alunos deverão solucionar o problema no site: http://rachacuca.com.br/teste-de-einstein . Este problema é um desafio, servindo ao aluno como um estimulo em resolver problemas relacionados a matemática.

A professora Débora das turmas 21 e 23 (2ª série) está utilizando a SI com a intenção de explorar alguns sites que abordem conteúdos que a mesma está desenvolvendo em sala de aula. Um dos sites é o http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/aprender_primeiro_ciclo.htm, que trabalha a questão matemática através de histórias, charadas, mensagem secreta entre outras. Outra site é http://web.educom.pt/escolovar/lp3.htm que tem como objetivo deixar que a criança navegue nas fábulas e possa na sala de aula contar e representar um pouco do que leu e viu.